Sua empresa pode ganhar muito tendo a orientação de um profissional de T.I.
Vamos primeiramente, estabelecer alguns parâmetros.
Atualmente, o gasto com o aprimoramento dos colaboradores de uma empresa, é grande. Treinamento, acertos, testes, capacitação profissional e até mesmo a graduação destes.
Em certos casos, investe-se pesado para formar um determinado colaborador e este após alguns meses de trabalho, acaba arrumando uma melhor colocação.
Não vem ao caso julgá-lo pelo seus atos, se a saída era correta ou não, muito menos se foi profissional a atitude de sua recolocação, moralmente não vem ao caso aqui, mas este profissional quando sai da empresa, leva consigo a maior parte do conhecimento que a empresa forneceu para ele.
Fica um pouco injusto, em relação à empresa, esta atitude, principalmente porque foi a empresa que inseriu conhecimento no profissional.
Temos uma cena bem pitoresca. A empresa investe no colaborador, o colaborador sai da empresa.
Devemos ter bem esclarecido, que na grande maioria dos casos, esta informação é de vital importância para a empresa, por isso ela investiu no colaborador. E hoje a informação vale a empresa. Imaginem uma Microsoft se retirarem a informação dela, ou uma IBM, HP, Samsung, Chevrolet, Volvo… Seria retirar a fórmula secreta da Coca-Cola… A empresa entraria em colapso… Perderia a espinha dorsal… Sua identidade e com isso negócios.
Com este quadro criado, onde entramos?
Cabe ao profissional de Tecnologia da Informação (T.I. em portugûes, I.T. em inglês), concentrar este conhecimento, de alguma forma, para que este esteja disponível para outros colaboradores.
Com isso temos outra pergunta. Este serviço não poderia estar sendo feito por um outro profissional a não ser um de informática?
O que houve aí foi a união de duas fontes de meios comuns. O profissional de T.I. possue o conhecimento das vias lógicas da empresa, tem o conhecimento de como armazenar e gerenciar toda a informação que passa por estas vias, então nada mais coerente que acabar tornando-se uma nova atividade da área de informática.
Com isso formou-se uma nova carreira na informática. O de Gerente de Informação que agrega também toda a gerência de Informática e agora ambos andam juntos.
Então, caso tenha problemas e mesmo que não os tenha, consulte um profissional de T.I. regulamentado para poder descobrir o que pode ser feito para melhorar sua empresa.